UM OLHAR DIFERENTE AO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO

domingo, 24 de outubro de 2010

Currículo

Currículo

Nós sabemos que qualquer tecnologia de comunicação só por si não é mediadora da aprendizagem. As pessoas não aprendem mais, como refere Jonassen (1992), pelo simples fato de estarem frente a um computador, livro, vídeo ou qualquer outro mídia. As tecnologias têm como papel influenciar nas estratégias de ensino-aprendizagem.

A própria exploração da noção de integração das tecnologias no currículo, e não a mera adição ou aplicação torna imperioso que não se perca de vista que o educativo requer uma legitimação ideológica fundamentada numa determinada tomada de posição sobre a natureza do conhecimento e cultura, sobre o conhecimento relativo ao desenvolvimento e construção do saber por parte dos alunos e sobre o papel que neste processo jogam os professores e as escolas ao utilizarem certas tecnologias. Sem esta contextualização acresce as dificuldades para se retirar o máximo potencial curricular e pedagógico de cada tecnologia.

Esta questão relaciona-se com a utilização do conhecimento pedagógico por parte das escolas e dos professores. Trata-se de considerar a natureza do conhecimento pedagógico, a sua origem, construção e a sua interação com os sujeitos utilizadores e os seus contextos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário